Coisas que as melhores dietas para perder peso têm em comum

No Panorama da Saúde 2017 a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE) informou que 73% da população no México tem problemas de obesidade e excesso de peso, o que reduz drasticamente a qualidade e esperança de vida dos mexicanos.

De lá, que longe de ser apenas um propósito de ano novo, a perda de peso é uma necessidade para milhares dos habitantes deste grande país. Sobre como perder peso há muita informação que muitas vezes é confusa; as dietas são abundantes e os conselhos contam-se por milhares. Mas entre tudo isso, há várias coisas que as melhores dietas para perder peso têm em comum.

Antes de falar sobre isso, é necessário definir o que se considera uma boa dieta, e, infelizmente, não se trata daquelas dietas super restritivas, com resultados milagrosos e rápidos que tanto abundam, mas sim, são aquelas cujo sucesso se baseia no acompanhamento de hábitos de alimentação sustentáveis a longo prazo e as necessidades de cada pessoa.

Também devemos lembrar que quando se trata de perder peso devemos falar não só de levar uma alimentação saudável, mas também um estilo de vida que inclua bons hábitos, como são suficientes horas de sono, uma redução dos níveis de estresse e a prática regular de exercício físico moderado.

Escolher um estilo de alimentação hoje em dia é complicado. Em 2013, a American Heart Association e o American College of Cardiology realizaram uma análise de 15 dietas diferentes que iam desde o vegetarianismo até os planos alimentares ricos em proteína. Isso mostra que há muitas opções em relação a dietas se refere, mas, felizmente, têm coisas em comum do que podemos tirar vantagem.

Dietas para perder peso: fatores em comum.

A primeira coisa que têm em comum as melhores dietas para perder peso é o encorajar aqueles que a seguem incluir uma quantidade importante de vegetais, além de evitar os açúcares adicionados e reduzir o consumo de grãos refinados. Os três têm demonstrado em diferentes estudos, o seu efeito benéfico sobre a saúde.

Mas há um quarto fator que é igualmente importante, e que muitas vezes esquecemos: observar o tamanho das porções que ingerimos, pois como já dissemos anteriormente, até mesmo os alimentos mais saudáveis podem fazer-nos ganhar peso se consumir em excesso.

Incluir mais vegetais

Uma dieta que inclui frutas e vegetais é uma dieta que fornece uma quantidade significativa de fibras em nosso organismo, que ajuda a equilibrar a quantidade de calorias que consumimos. Para conseguir incluí-las em quantidades adequadas, os especialistas recomendam que sejam um ingrediente obrigatório em todas as nossas refeições.

Dito isto, adicionar um pouco de espinafre aos nossos ovos do café da manhã, preparar alguns vegetais para acompanhar o prato principal de nossas refeições e fazer uma salada leve para o jantar é uma boa idéia. Desde então, o tema de lanches também devem ser incluídos. Por exemplo, uns gomos de maçã com manteiga de amendoim, uns palitos de cenoura com humus caseiro ou uma salada de frutas com molho de tamarindo.

Evitar os açúcares adicionados

Uma grande polêmica causou nos últimos anos, os açúcares adicionados aos alimentos, e é que hoje em dia é difícil encontrar alimentos processados que não lhes tenha acrescentado algum tipo de açúcar. Os nossos colegas em Magnet tentei fazer uma compra no supermercado para a comida de um dia (5 menus), usando, por um lado, os produtos “sem açúcar” e, por outro, os produtos tradicionais. A diferença: 226 gramas de açúcar.

A melhor maneira de evitá-los, é analisando os rótulos dos produtos que compramos para ver se lhes adicionou algum tipo de açúcar ou adoçante. Falamos não apenas de refrigerantes e cereais, mas também de sopas, molhos, pães, temperos e praticamente qualquer alimento processado que colocamos em nosso carrinho de compras. Encontrar alternativas saudáveis para esses produtos, é e será sempre a melhor decisão.

Reduzir o consumo de grãos refinados

Como os açúcares, os grãos refinados também podem ser os culpados do fracasso de nossas tentativas de perder peso: a massa, o arroz e as farinhas de trigo são algumas das fontes de grãos refinados, mas também se incluem biscoitos, bolos e cereais de pequeno-almoço.

A recomendação é que estes devemos consumir porções reduzidas e que optemos por opções integrais destes. Não há que esquecer também de que existem outros grãos como quinoa e aveia, que podem substituir os refinados facilmente. Lembre-se que o tipo de carboidratos que comemos, fazem uma grande diferença não só no nosso peso, mas na forma em que metabolizamos a comida e a quantidade de energia que temos.

O tamanho da porção

Já mencionamos que é possível exceder-se em alimentos saudáveis, e, portanto, também na nossa ingestão de calorias. Daí que não soe exagerado usar uma balança ou xícaras medidoras para medir a quantidade correta de alimentos, pois a vista pode nos enganar quanto ao volume se refere.

Se não temos uma balança de cozinha ou umas xícaras medidoras ao nosso alcance, podemos facilmente fazer uso de nossas mãos para medir as porções. Por exemplo, uma porção de gordura não deve ser de tamanho maior para nossos polegares, uma porção adequada de macarrão ou arroz é aproximadamente do tamanho do nosso punho e uma porção de carne suficiente é similar em tamanho a nossa palma da mão.

Outra das dicas para controlar o tamanho das porções que ingerimos, é comer de forma consciente, sem pressa e sem distrações, com especial atenção em nossos alimentos: o seu sabor, cor, aroma, textura, origem e nas sensações que nos produzem.

Dito isso, você está pronto para alcançar o seu objetivo de perder peso?

 

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