O que não é merchandising
O que não é merchandising

É comum que, no Brasil, tudo seja chamado de “merchan”, mas é imporante destacar o que não é marchandising. Para começar, vamos esclarecer que essa técnica é relacionada ao ponto de venda e como o produto será colocado nesse espaço, onde é realizado “o primeiro momento da verdade”, quando o consumidor decide qual produto levar, comparando embalagens e preços. Técnicas conhecidas de merchandising são o enriquecimento do espaço com banners, panfletos e afins, assim como a produção de gôndolas personalizadas. A imagem de destaque desse artigo é um exemplo de merchandising no PDV.

Merchandising também é confundido com o tie-in, que, por sua vez, também é confundido com o que não é merchandising. Tie-in é quando um produto é licenciado por algum outro qualquer. Os exemplos mais conhecidos são relacionados a livros, hqs e demais produtos licenciados por filmes. A mochila ao lado é um tie-in de mochila com o filme do Homem Aranha.

Mas então, por que ficam falando de merchan no BBB e outros programas de TV? Basicamente, pela mania do brasileiro de simplificar. Isso está errado, uma vez que a colocação de produtos em novelas e programas de TV ou filmes é chamado de product placement, ou colocação de produto mesmo. Ainda falando do Homem Aranha, vocês devem ter reparado que, no filme, todos usam produtos da Sony: Vaio e Xperia. Lembra da bola Wilson no filme O Náufrago ou do Capitão Nascimento fazendo uma vídeo-chamada da Claro? Pois é, product placement!

E isso aí que a Hebe faz, comentando um desfile obviamente patrocinado?

Há quem chame isso de merchandising editorial. Já ouvi falar também de propaganda dentro do programa ou testemunhal. Parece não haver um consenso entre os profissionais de marketing, editorial e propaganda. Que confusão!

Ah, esse texto aqui da Época Negócios fala muito sobre dicas para menchandising editorial. Recomendo a leitura.

Perfil de Alan Lupatini no Google+

No comments
Deixe um comentário

Please type the characters of this captcha image in the input box

Por gentileza, prove que é humano escrevendo o código.


Redes Sociais Todos os Artigos Comentários


RSSTwitter: chadecerebro

  • Could not connect to Twitter


Chá de Cérebro is using WP-Gravatar